sábado, 28 de novembro de 2009

DE GLAUCO


Glauco




Dona Marta de peitos caídos / (lágrima/daime, pentelhos vertidos)
Geraldão de caralho flácido /raiz curtida no ácido
brincar de ser deus e criança / neuras de pajelança

(ontem o brasil ficou mais triste / glauco aposentou a pena / por bala feroz, assassina)

Alinhar à esquerdaAlinhar ao centroAlinhar à direita

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

DIA 04 DE DEZEMBRO

Já dizem alguns importantes artistas cênicos brasileiros que Ouro Preto, em função da criação dos cursos superiores de teatro de sua universidade federal, é um pólo mineiro de produção e pesquisa de artes cênicas. Será? Seremos capazes de nos organizarmos para gerar aqui um mercado - entendido no que ele permite de viabilidade e continuidade? Quem hoje tem trabalho contínuo? Quem tem trabalho viável? Quem vive do seu trabalho com teatro? O Fórum das Artes Cênicas Ouro-pretanas quer identificar isto e criar ações coletivas que tornem esta uma realidade possível. Botar o reto na reta. Artista-ativista.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

FESTIVAL DE TEATRO DE OURO PRETO

Photo: Artur de Leos

Ontem fui assistir a aula espetáculo do Wisnik no Fórum das Letras. Em detrimento de minhas limitações como espectador da canção, fiquei pensando porque o Fórum das Letras parece mais efetivo que o fórum das artes, mais eficiente - porque esta é minha impressão. Teço duas possibilidades: Das Letras é menor, mais concentrado e há uma área central. Das Artes é um festival de inverno, disperso, mas concentrado nos grandes shows, em seus personagens principais e os diversos coadjuvantes (quem nunca ouviu a frase: "participar do festival de inverno vai ser bom pra você"?) Há anos atrás, em épocas uefe-emegenianas Das Artes atraía um grande números de profissionais que vinham se reciclar, o evento era baseado em oficinas. Hoje - atenção críticos de críticas de plantão, isto não é uma crítica, é uma constatação - ele é baseado no evento turístico do quanto mais melhor. Seus objetivos estão mais ligados à lotação dos hotéis, a um maior movimento nos restaurantes, a manutenção de uma cadeia de empregos que se estabeleceu há alguns anos que paga bons salários para algumas mesmas pessoas (eis uma crítica de fato). Das Letras parece mais efetivo em funcionar como algo que vai repercutir, desdobrar-se, alterar coisas aos poucos, mas muito. Quando ele se aceita elitista, reconhece que atinge a uma elite formadora de opinião, de professores, de artistas, que vão repassar suas conclusões (e dúvidas e afins). A idéia da elite de Grotowski, que a reconhece, mas sabe que, embora o poder econômico seja facilitador ele não é determinante pra sua formação. Basta ver o nível intelectual de nossa elite econômica. Até porque Das Letras é gratuito.
Escrevo isto para convocar dona cegonha e fazermos mais um parto, mais um bebê para esta família: o De Teatro, que está pedindo para nascer. Acho que nunca reunimos condições melhores, a hora é esta, vamos fazer um festival de teatro em Ouro Preto! Temos o teatrinho, nossa pérola, o centro de convenções e seis teatros de arena! Dores, Cabeças, Bauxita, UFOP e dois no Horto (estou esquecendo algum?). E um curso de teatro e grupos estáveis. Podemos nos decidir por um festival em língua portuguesa, ou internacional, ou nacional. Vamos aumentar essa família, precisamos de esperma e útero: quem se habilita?