terça-feira, 3 de novembro de 2009

FESTIVAL DE TEATRO DE OURO PRETO

Photo: Artur de Leos

Ontem fui assistir a aula espetáculo do Wisnik no Fórum das Letras. Em detrimento de minhas limitações como espectador da canção, fiquei pensando porque o Fórum das Letras parece mais efetivo que o fórum das artes, mais eficiente - porque esta é minha impressão. Teço duas possibilidades: Das Letras é menor, mais concentrado e há uma área central. Das Artes é um festival de inverno, disperso, mas concentrado nos grandes shows, em seus personagens principais e os diversos coadjuvantes (quem nunca ouviu a frase: "participar do festival de inverno vai ser bom pra você"?) Há anos atrás, em épocas uefe-emegenianas Das Artes atraía um grande números de profissionais que vinham se reciclar, o evento era baseado em oficinas. Hoje - atenção críticos de críticas de plantão, isto não é uma crítica, é uma constatação - ele é baseado no evento turístico do quanto mais melhor. Seus objetivos estão mais ligados à lotação dos hotéis, a um maior movimento nos restaurantes, a manutenção de uma cadeia de empregos que se estabeleceu há alguns anos que paga bons salários para algumas mesmas pessoas (eis uma crítica de fato). Das Letras parece mais efetivo em funcionar como algo que vai repercutir, desdobrar-se, alterar coisas aos poucos, mas muito. Quando ele se aceita elitista, reconhece que atinge a uma elite formadora de opinião, de professores, de artistas, que vão repassar suas conclusões (e dúvidas e afins). A idéia da elite de Grotowski, que a reconhece, mas sabe que, embora o poder econômico seja facilitador ele não é determinante pra sua formação. Basta ver o nível intelectual de nossa elite econômica. Até porque Das Letras é gratuito.
Escrevo isto para convocar dona cegonha e fazermos mais um parto, mais um bebê para esta família: o De Teatro, que está pedindo para nascer. Acho que nunca reunimos condições melhores, a hora é esta, vamos fazer um festival de teatro em Ouro Preto! Temos o teatrinho, nossa pérola, o centro de convenções e seis teatros de arena! Dores, Cabeças, Bauxita, UFOP e dois no Horto (estou esquecendo algum?). E um curso de teatro e grupos estáveis. Podemos nos decidir por um festival em língua portuguesa, ou internacional, ou nacional. Vamos aumentar essa família, precisamos de esperma e útero: quem se habilita?

2 comentários:

  1. Não tenho dúvidas. Festival de Teatro em Ouro Preto hoje é criação de movimento e possibilidade de muitas trocas. Um passo a mais para efervescer as artes locais. Condições para isso, como disse, Ouro Preto tem.
    Ter o Festival de Inverno como injetador de renda na cidade, concentrando artes diversas para serem vistas de longe, como num outdoor, me aguça a vontade de pensar mais em festival como fórum. Por isso, lendo o que escreve, vejo que festival de teatro como fórum pode ser ainda mais interessante.
    Mas e aí, você se habilita? E eu? Uma digestão precisa acontecer. E condições para a resposta também. A sugestão é excelente!

    ResponderExcluir
  2. Ótima sugestão,Ju. Acho isso da maior necessidade e concordo com todas as suas colocações, concordo em gênero, número e grau! Há muito tempo o festival de inverno deixou de ser algo teatralmente importante, para ser algo apenas conveniente pelos diversos aspectos que você já levantou aqui.
    Um festival de teatro de verdade em OP é essencial. Eu me habilito a fazer parte dessa família. Abraços.

    ResponderExcluir