sexta-feira, 28 de maio de 2010

SEMANA DE ARTES DA UFOP




Acabamos de apresentar a última versão de Rato do Subsolo ou o Ódio Impotente na Semana de Artes da UFOP e teceremos algumas considerações sobre a oportunidade.

1º) A Semana de Artes é um evento consolidado, já é possível distinguir fatos pertinentes a esta consolidação: a existência de um público específico, a coerência de programação independente da equipe de produção, o engajamento da equipe no que parece ser o principal evento na formação do profissional de produção artística da universidade. Em comparação com o Festival de Inverno, em detrimento do caráter profissional do evento julhino, talvez o principal evento cultural da cidade, a Semana consegue dar mais foco aos eventos realizados, há mais eco.

2º) O respaldo institucional da UFOP ao evento é sofrível e não só pelo pouco aporte financeiro (uma espécie de passar o chapéu!). Mas porque a Semana é um evento que pode funcionar para diminuir este abismo que se construiu entre o curso de artes cênicas e alguns outros estudantes que, diletantemente, atacam a atividade teatral como menor, pouco profissional, ilusória, e outras opiniões contidas na comunidade da UFOP no Orkut. Este ano pudemos ver grupos oriundos da universidade de ouro preto, grupos de artistas vinculados a UFOP, grupos de outras universidades e instituições, todos compartilhando um mesmo espaço, mostrando que a profissão de artista cênico é um fato, que há um mercado, ainda instável, difícil, mas presente.
Além disso a Semana é uma forma de entretenimento gratuito, que pode além de receber estudantes de outros cursos e moradores da cidade como espetadores, pode recebê-los como artistas, integrando a grade de programação.

3º) É impressão ou a maior parte dos alunos de artes cênicas também não comparece aos eventos? Parece que são sempre as mesmas pessoas. Acabei também vendo poucos professores. Em nossa época de alunos achávamos que eventos como esse eram quase como experimentos prontos para serem destilados em sala de aula, fatos que podiam ser compartilhados entre professores e alunos para análises conjuntas, exemplos, citações, etc. Mas raramente era o caso. A Semana não se configarava como um evento científico.

4º) Parabéns aos organizadores, aos que se apresentaram, aos oficineros (fizemos uma puta oficina com o Cláúdio Costa Val e a Renata). Evoé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário